0800-7022787

FAQ - Perguntas Frequentes

Para garantir a durabilidade dos revestimentos é necessário seguir as normas técnicas de assentamento ABNT NBR 13753, ABNT NBR 13754 e/ou ABNT NBR 13755.

Antes de aplicar o revestimento, confira se a superfície de instalação está:

  • Nivelada, regular e livre de fissuras;
  • Totalmente curada e seca;
  • Isenta de umidade e sujeira, garantindo a boa aderência dos revestimentos;
  • Se possui caimento executado adequadamente, e;
  • Se executado as juntas estruturais necessárias.

Após todos os itens verificados, considere:

  • Em ambientes que serão aplicados revestimentos nas paredes e chão, é indicado iniciar o assentamento pelas paredes;
  • Não encoste os revestimentos nos encontros de piso e parede, deixando uma junta de 5mm;
  • Aplique a peça no local, pressione com a mão e bata com um martelo de borracha, garantindo a perfeita aderência;
  • Encaixe os espaçadores e os niveladores/cunhas para garantir nivelamento e alinhamento entre as peças, bem como para formar as juntas de assentamento que receberão o rejunte.

A largura das juntas dos revestimentos variam de acordo com o local de aplicação. Para ambientes internos deve ser utilizado 2mm, já em ambientes externos deve ser 4mm.

Logo após a aplicação dos revestimentos remova ao máximo os resíduos de argamassa e rejunte com uma esponja limpa e água. Além disso, é recomendado o uso de bisnaga na aplicação do rejunte, evitando a aderência do produto na superfície da peça. Confira abaixo como proceder a limpeza:

1. Remover os resíduos soltos com vassoura ou aspirador;
2. Limpar a superfície com uma esponja ou pano de algodão umedecido em água limpa;
3. Utilizar, se necessário, detergentes neutros ou vinagre de álcool, deixando agir por 15 minutos;
4. Concluir a limpeza com água em abundância e pano limpo seco.

Caso não ocorra a remoção completa dos resíduos com água e detergente, sugere-se:
1. Umedecer previamente a superfície;
2. Aplicar produtos a base de ácido muriático com uma esponja macia e diluído na proporção indicada pelo fabricante do produto;
3. Deixar a mistura agir, conforme recomendações na embalagem do produto;
4. Esfregar a superfície com uma escova de cerdas macias ou vassoura;
5. Enxaguar o piso ou painel com água suficiente para retirar completamente a solução e os resíduos;
6. Concluir a limpeza com um pano limpo e seco.

Não utilize cerdas de aço ou qualquer outro metal (como esponjas de aço). Elas podem riscar, danificar e retirar o brilho do esmalte do revestimento.
Não utilize produtos, como: água sanitária pura, limpa forno, limpa alumínio e soda cáustica.
Não utilize sabão em pó, pois cria uma película e facilita a aderência de sujeiras.

O revestimento Duefratelli pode ser encontrado em lojas de materiais de construção de todo o Brasil, caso esteja com dificuldades de encontrar ou se você for lojista clique aqui.

Caso ocorrer a falta do revestimento para a mesma parede/piso, pede-se que o cliente passe o Lote e Data de Fabricação que consta na caixa para verificar se tem o mesmo no estoque, caso não haja pode-se verificar a tonalidade mais próxima.

Produtos de lotes diferentes pode ocorrer diferença de tonalidade.

Não recomendamos a aplicação de qualquer tipos de vernizes, tintas, impermeabilizantes, hidrofugantes, resinas dentre outros sobre os produtos.

Não utilize sabão em pó para a limpeza dos produtos.

Não utilize o revestimento nas partes internas de churrasqueiras, lareiras e fogões a lenha.

É a variação de tonalidade de um produto realizada de forma intencional, contínua, controlada e padronizada.

Intencional porque não é fruto do acaso, não é o resultado de variáveis fora de controle, é sim uma variação deliberada e cuidadosamente planejada e provocada.

Contínua porque não é a sucessão de grupos de tonalidades diferentes, não é a variação de tonalidade entre lotes, é sim uma variação ininterrupta de tom, de tal forma que qualquer amostra aleatória do produto possua em seu interior todas as tonalidades previstas.

Controlada porque não é uma variação aleatória, é sim a produção de uma seqüência ordenada de variações que devem ocorrer dentro de limites precisos.

Padronizada porque as variações não variam com o tempo, são sempre as mesmas variações que devem ocorrer. Um conjunto de tons deve ser definido e padronizado para cada produto


Intensidade de destonalização

A associação de distribuidores de revestimentos cerâmicos nos EUA (Ceramic Tile Distributors Association) adota 4 classes de destonalização ( color shade variation). As nossas linhas estão sendo classificadas conforme esse sistema:

V1 - Aparência uniforme. As diferenças entre peças são insignificantes.
V2 - Variação baixa. Pode-se distinguir pequenas variações entre as peças.
V3 - Variação moderada. Variação de tonalidade onde a cor dominante de uma peça se encontra presente, mesmo discretamente, nas outras peças.
V4 - Variação alta. Variação onde a cor de uma peça pode ser totalmente diferente da outra permanecendo o conjunto harmônico.

Os revestimentos cerâmicos são ideais pela praticidade e facilidade de manutenção. Por isso, para realizar a limpeza diária é indicado o uso de detergente neutro. Os produtos devem ser diluídos em água e usados em suas versões neutras, seguindo suas instruções de uso. Posteriormente, efetue a limpeza com água e seque com pano limpo.

É o espaço entre as placas cerâmicas que servem para compensar a variação de tamanho dos produtos, facilitar eventuais manutenções e, principalmente, acomodar as movimentações das placas e da base de assentamento. Devendo ser preenchidas e vedadas com rejunte adequado.

Para manter o seu revestimento em bom estado por mais tempo é importante seguir alguns cuidados, como: manter os revestimentos limpos e livre de sujeiras abrasivas que possam riscar os produtos, bem como evitar a queda de objetos pesados ou pontiagudos que possam provocar danos a superfície esmaltada do produto. Além disso, recomenda-se proteger os pés dos móveis e utilizar capachos nas portas de entrada, evitando danos aos revestimentos em caso de contato com resíduos abrasivos.

Duefratelli Cerâmica

Rua José Pierini, 150 - Coloninha Zilli - Criciúma - SC
Brasil - CEP 88810-305

Fone: +55 (48) 2102-2747
Atendimento ao cliente: 0800-7022787

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO

Cadastre seu e-mail, fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo.